sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sucesso - Mais um segredo do coração



Acontece que temos algumas crenças formadas sobre o sucesso que, se não forem mudadas, corremos o risco de persegui-lo a vida inteira sem jamais alcançá-lo. Até porque, da mesma forma como o dinheiro, quanto mais corremos atrás do sucesso, mais ele nos foge.
Por outro lado, se formos capazes de aprender e adotar os hábitos das pessoas bem sucedidas e implantarmos crenças compatíveis em nosso subconsciente, deixaremos um espaço sempre aberto para que o sucesso se manifeste e permaneça em nossa vida.

A primeira crença a ser mudada é que temos de correr atrás do sucesso, de lutar para alcançá-lo. Na verdade sucesso não é algo que atingimos, mas algo que chega até nós. Muitas vezes sucesso não é só ganhar o jogo, mas manter-se em campo. É uma contínua busca, um encontro e reencontro, pois sucesso no passado não garante sucesso no presente ou no futuro. Para o sucesso germinar é preciso manter o terreno bem preparado, fertilizado, e usar sempre sementes de primeira qualidade.

Algumas vezes o sucesso tem de ser construído sobre as cinzas de um aprendizado ou na esteira de um desafio, mas nunca sobre um fracasso – e aqui vai uma grande lição – porque não existe fracasso na vida, apenas aprendizado. Ocorre que apenas os bem sucedidos entendem a linguagem de uma aparente derrota e conseguem transformá-la num aprendizado para obter sucesso. E não pense você que as coisas dão sempre certo da primeira vez para as pessoas de sucesso. O Coronel Harlan Sanders criador de uma das maiores franquias de “fast-food” do mundo – Kentucky Fried Chicken” era dono de um restaurante falido. Mas ele tinha uma Visão e uma Certeza em seu coração. A certeza de que aquele era o seu caminho e que era o caminho correto.
Ofereceu seu negócio durante anos e ouviu um NÃO de exatamente 1009 pessoas e empresas antes de obter um SIM da 1010ª pessoa. Portanto um hábito das pessoas de sucesso é também a persistência consistente.

Quantas vezes Edison testou um bulbo antes de conseguir iluminar o mundo?
E Ray Kroc quanto lutou para fazer do Mc.Donald’s aquilo que é hoje?
E o que passou Miguel Krigsner para construir O Boticário?
O mundo só enxerga os resultados; o percurso torna-se irrelevante. Como diz o ditado popular, “ninguém vê os tombos que eu levo, só as pingas que eu bebo”.

E quando dá errado? Bem, pessoas de sucesso não têm medo de errar. O erro também faz parte do sucesso. Charles Good Year cometeu um erro quando derramou uma mistura de enxofre e borracha indiana num forno quente; descobriu a borracha vulcanizada. Levy Strauss cometeu um erro ao embarcar num navio para San Francisco na California, rolos de lona para fazer cobertura de carroças e tendas para os mineiros.
Inventou o Jeans Levi’s. E vai por aí a fora.

Acima de tudo o sucesso deve ser sentido fundo em nossa mente e nosso coração, antes de tomar forma e mostrar sua face neste mundo. Daí a importância da Visão, aquilo que só uma pessoa enxerga e ninguém mais, e a quem muitas vezes chamam de “lunático”. E essa visão precisa estar revestida do sentido de Missão – qual a razão para eu estar neste mundo? – aquela coisa que sentimos que iremos fazer pelos outros com alegria e prazer e que os outros adoram que façamos para eles. É só quando entendemos nossa Missão e nossa Visão que começamos a fazer uma diferença neste mundo.

E a visualização daquilo que se quer?
E o estabelecimento de um objetivo principal definido?
Quando não se sabe bem o que se quer, fica quase impossível chegar lá. Pessoas de sucesso têm claramente os objetivos em sua mente e no papel. Mas não há planejamento bem feito que resista ao medo e à falta de ação. As pessoas de sucesso acreditam, visualizam, fazem, constroem, investem, falam, conseguem, lutam, perdem e caem, levantam-se e lutam novamente. E porque acreditam em sua visão, se necessário elas farão tudo de novo uma, duas, três, quantas vezes forem necessárias até que vençam. Ação e Coragem para agir é um dos nomes da brincadeira. É sair da Zona de Conforto e tratar da vida. Pessoas de sucesso não ficam abrigadas em sua Zona de Conforto. Elas vão à luta e correm o risco.

Mas ação e coragem sem foco, não funcionam. FOCO significa, Fixar O Centro do Objetivo. Pessoas de sucesso mantém o foco naquilo que buscam. Ao atingirem seus objetivos, fazem duas coisas que as pessoas comuns não fazem: primeiro, eles agradecem. Pessoas de verdadeiro sucesso tem um Sentimento de Gratidão a todas as coisas que obtém em sua vida. Segundo, elas celebram. A Celebração ao atingirmos um objetivo tem uma função científica importante. Ela mostra ao nosso subconsciente que o estamos recompensando por nos ter ajudado a chegar lá. Mas ao comemorar suas vitórias, outras se sucederão.

Sucesso é apenas uma decisão; é tão simples como fazer uma escolha.
Ocorre que com a decisão de ter sucesso, vem a exigência da Disciplina que será requerida para obtê-lo. E nem todo mundo está preparado para isso pois ter disciplina exige sair da Zona de Conforto, para doar-se ao mundo num ato de amor. Porque a primeira lição que aprendi sobre o Sucesso, é que é algo muito além do dinheiro ou luxo. É primeiramente um ato de amor do Universo, uma energia em contínuo movimento que se reflete na vida através de nosso Coração.

Por isso é que Sucesso é Um Segredo do Coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário